quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Blogs e novas mídias ? Sim, esse é o futuro !

É fato que nos últimos anos as corridas tornaram-se uma verdadeira febre, não só aqui no Brasil, mas no mundo inteiro; porém, outra febre vem tomando conta do universo - são a expansão das mídias eletrônicas, principalmente os blogs e mais especificamente aqui, os blogs de corredores.
O comportamento das pessoas mudaram e atualmente elas querem também opinar sobre todos os assuntos, compartilhar as experiências, e serem ouvidas pelas outras.
Eu tenho o hábito de ler alguns blogs de outros assuntos, fora os vários que leio dos meus amigos blogueiros corredores e queria dar um exemplo para vocês.
Eu acompanho esse blog, que trata sobre negócios em geral e marketing, e o cara disponibiliza tudo o que ele sabe ou tem acesso para os leitores, simplesmente tudo, até slides das palestras que ele promove.
Nesses dias está ocorrendo aqui em São Paulo um megaevento sobre negócios, liderança, marketing, gestão. . . etc, que encontram-se os maiores conhecedores e palestrantes desses ramos, sendo muitos deles, escritores de best-seller's, ganhadores de prêmio nobel e por aí vai; e que ganham pequenas fortunas por uma palestra de 1, 2 horas para falar o que eles já escreveram nos seus respectivos livros. A entrada num evento desses não é menos que uns cinco mil reais, sendo logicamente frequentado só por presidentes e gerentes de grandes empresas. Eu particularmente não pagaria esse valor para assistir a esse evento, mas também sou filho de Deus, oras !...rs.
Não é porque tenho uma micro-mini corretora de seguros que não posso ter acesso aos gurus, as pessoas que ditam as tendências do mercado, e saber o que eles têm à dizer. Além do site dos organizadores, o cara que citei acima ganhou a permissão para blogar o evento e lá ele opina e faz um resumo de algumas palestras, e lendo um pouco sobre as impressões que ele escreveu, todos os super-palestrantes tem uma opinião em comum: as mídias alternativas serão o futuro dos negócios ou não-negócios, incluindo-se "OS BLOGS", capiche ?
O que estou querendo dizer é que a informação precisa ser DIFUNDIDA. Todos devem ter acesso ao que mais lhe interessar.
Foi com grande alegria que hoje lí no blog da Fabiana que a revista Contra Relógio na sua edição de Novembro/2008 publicou uma reportagem intitulada "A explosão dos Blogs" e que justamente trata dessa tendência de rápido crescimento dos blogs de corredores. Lá constam muitos blogs que já acompanho diariamente e tem vários outros que posso começar a acompanhar; e com surpresa o meu modesto blog foi citado, Grato !
A matéria é assinada pela jornalista, corredora e Blogueira Yara Achôa. É muito bom ver uma profissional de jornalismo ter a mente aberta para as novas mídias, e trazer o assunto para que todos tomem conhecimento.
O mais importante é que existe espaço para todas as mídias, e elas devem trabalhar juntas, com o objetivo de uma complemetar a outra, e os blogs sobre corridas estão cumprindo o seu papel, que é trazer conhecimento e troca de experiências.
O ato de começar a relatar as minhas experiências nas corridas em um blog, só me trouxeram benefícios até o momento.
E que os blogs cresçam cada vez mais.
===================================
Atualizando:
Tenho que fazer menção e agradecer também ao Jorge Maratonista que auxiliou a Yara informando os novos blogs. Valeu brother !

16 comentários:

G.M. disse...

Maurão,
Assino embaixo em tudo o que você escreveu neste tópico.
Também acompanho blogs mais "generalistas", por assim dizer e acrescenta muito para (diminuir) as trevas da minha (imensa) ignorância.
Parabéns pelo seu texto, que está muito bem redigido.
Grato,
Ass.: Guilherme.

Fabi ♥♥♥ disse...

Maurão,concordo plenamente com você,com a corrida e com os Blogs estou aprendendo muito a uma troca de experiência muito legal.
Parabéns pelo relato,adorei!

Fabi

Maurão disse...

Guilherme;
Nós que gostamos de + informação, precisamos dos blogs.
Valeu pela visita.
PS.: Seu blog também consta lá na Contra Relógio.

Maurão disse...

Fabiana;
A comunidade dos blogueiros corredores é muito legal mesmo. Valeu.

Stéphanie Perrone disse...

olá!

concordo plenamente com o que você escreveu. assim como você também acompanho blogs de outros assuntos que não sejam corrida, e eles sempre tem algo a me acrescentar. a internet, e principalmente os blogs, são sem dúvida as ferramentas do futuro, o local de convergência de todas as mídias.

Stéphanie
http://tephyperrone.blogspot.com

Jorge Cerqueira disse...

Bom meu amigo a corrida virou febre sim e também os blogs também, olha eu só tenho o meu graças a Yara, eu tenho um outro blog www.flogao.com.br/jmaratona desde 2005, mas ano passado os administradores tentaram fazer um up grade e acabou que ficou ruim de acessalo e a yara ano passado fez uma entrevista comigo atraves de email me perguntando várias coisas sobre meu blog e para minha supresa e de alguns blogueiros ela fez a materia ano passado para a revista e como o meu outro blog estava ruim de acessar eu acabei lendo a matéria e acabei fazendo o outro jmaratona e este ano (em outubro) o meu blog fez um ano e fiz um relato sobre as experiências nas corridas e sobre os amigos que conquistei através dos blogs e corridas aí eu também mandei uma msg a Yara agradecendo e avisei a ela que o blog dela estava desatualizado e enviei para ela uma lista de amigos corredores que tem blogs para ela atualizar o dela e não é que ela fez outra matéria para a revista contra relógio falando dessa febre que é blogar o que me deixa mais TRISTE é que o corredor faz um blog e daqui a pouco desiste de atualizar. Mais fazer o que né.
Bom meu amigo se vc diz que este que cara da palestra é bom que sou eu para falar alguma coisa. Agora pagar 5 mil reais para assistir uma palestra nem sou maluco eu usaria sim esse dinheiro para comprar tênis e botar o pé na estrada e correria bastante.
Valeu amigo boas passadas e sucessos hein.
Um abraço,

JORGE CERQUEIRA
www.jmaratona.blogspot.com

Jorge Cerqueira disse...

Ahhh amigo esqueci de dizer eu digo para todos os corredores que tem blog o seguinte que nós somos COBAIAS...rss...é isso mesmo que vc leu...COBAIAS...no bom sentido é que através das nossas peripécias nas corridas, logo após nós publicamos nos nossos blogs e com isso nós trocamos informações aí podemos decidr se vamos em tal corrida ou não e além do mais aprendemos muitas coisas com os amigos eu sou um deles. Parabéns!!! Continue nos alimentando com boas informações.

Um abraço,

JORGE

Unknown disse...

São tantos e tão bons os blogs de corredores que, confesso, anda me faltando tempo para os blogs dos meus outros assuntos de interesse, tais como:


# 0001. Abiofisiologia. Estudo dos fenômenos inorgânicos em organismos vivos.

# 0002. Abiologia. Estudo dos minerais ou das coisas sem vida. V. Anorganologia.

# 0003. Acalefologia. Estudo dos acalefos.

# 0004. Acantologia. Estudo dos espinhos.

# 0005. Acarologia. Ramo da Aracnologia dedicado ao estudo dos ácaros.

# 0006. Acidentologia. Estudo das causas e efeitos de acidentes.

# 0007. Acirologia. Modo de expressão inadequado.

# 0008. Acologia. Estudo dos medicamentos.

# 0009. Acribologia. Rigor na escolha das palavras;.

# 0010. Acridologia.

# 0011. Acrologia. Estudo das causas primárias.

# 0012. Actinologia. Estudo das radiações actínicas; Estudo dos animais de simetria radial.

# 0013. Acuologia. Estudo do emprego de agulhas para injeções.

# 0014. Adenologia. Estudo das glândulas.

# 0015. Adenoquirapsologia. Estudo do poder de curar escrófulas com o toque das mãos.

E outras logias ...


Brincadeiras à parte, muito bom tópico, Maurão ! Aprendo (e me divirto) muito com a galera dos blogs que, como você mesmo disse há uns dias atrás, caminha (ou corre !) cada vez mais para se tornar uma grande família.

Abraço !

Fábio

G.M. disse...

Maurão,
Sinceramente não vi a revista.
Mas agradeço a Contra Relógio pela referência.
Congratulações, novamente, por ter escrito um tópico tão interessante.
Obrigado,
Ass.: Guilherme.

Ricardo Hoffmann disse...

Parabéns pelo excelente post Maurão. Concordo plenamente com seus apontamentos. Não é de hoje que os blogs despontam como mídia alternativa...parabéns pelo ótimo blog.

Maurão disse...

Stephanie;
Fico feliz que nossas linhas de raciocínio sejam parecidas. Grato pela visita. Abraço.
=================================
Amigo Jorge;
Desconfiei que a Yara teve o auxílio de alguém, e vc contando agora eu realmente não fico surpreso, pois vc é um cidadão que sempre está disposto à ajudar os outros, sem contar que seu jeito de escrever é único, tanto que seu blog é um sucesso.
Somos cobaias sim...rs., e me orgulho de poder transmitir algo para as pessoas. Forte Abraço.
=================================
Namiuti (o eclético)...rs.
Interessante esses outros assuntos do seu interesse..rs. O que me chamou à atenção é que são assuntos bem simples, de fácil entendimento, né ?...rs. Bom para conversar com os amigos no final de semana ou com a esposa antes de dormir...rs.
Só não gostei do:# 0013. Acuologia. Estudo do emprego de agulhas para injeções...rs.
A família dos blogueiros corredores literalmente correm à passos largos sim (comprovado pela reportagem da Yara). Valeu.
==================================
Guilherme;
Devemos agradecer não só a revista e a Yara, como o nosso amigo Jorge Maratonista que ajudou na atualização da lista de blogs. Abraço.

Maurão disse...

E aí Hoffmann;

Pois é; o mundo digital dos corredores está fervendo meu irmão.
Abraço.

Mark V disse...

Olá,

Acho que também começamos agora a assistir a este fenómeno em Portugal (blogs de corredores)!

Parabém pelo blog!

Cumprimentos de Portugal

Maurão disse...

Olá Mark;

Ótima notícia.

Eu tenho percebido também que a interação entre os brasileiros e portugueses nos blogs de corridas têm sido bem interessante.
Grato pela visita.
Abraços do Brasil.

Jorge Cerqueira disse...

Amigo Maurão mais uma vez agradeço pela menção do meu nome aqui, valeu. Quanto a que vc não entendeu o que vc escreveu abaixo no meu blog eu vou explicar:

"Só não entendi esse lance do hotel que você colocou aí: R$ 160,00 reais + 3% ISS...Como Assim ????...rs... 3% ISS...que hotel mais esquisito, meu amigo"

É isso mesmo que eu escrevi, quando eu liguei para o hotel eles me informaram isso e é claro que não fui doido né, preferi ficar na pousada a R$10,00 reais, outra coisa que vc não ficou sabendo e eu fiquei sabendo, um amigo meu do Rio o Léo Hacidume me ofereceu uma carona de volta para o Rio, mais antes ele foi buscar as coisas dele nesse hotel que falei acima e efiquei esperando ele na recepção do hotel e de repente desce uma mulher com uma garrafa de agua na mão para fazer uma reclamação ela estava fazendo uma reclamação por escrito, ela disse que quando foi tomar banho, viu que a agua do chuveiro estava saindo escura e parou imediatamente de tomar banho e para não ficar suja pegou a garrafa de agua mineral e tomou banho e aproveitou e encheu uma garrafa como prova do que aconteceu e ainda mais os braços delas após o banho ficou vermelho, como pode isso eu acredito que ela não deixou barato eu acho que ela vai processar o hotel, cara aquele hotel lá é 5 estrelas e deram um mole desse.
Ahhh e o preço do hotel que falei lá em cima é sem direito a café da manhã se vc quiser tem que pagar mais R$ 14,00 reais.

Valeu camarada, bom final de semana e boas passadas.

Um abraço,

JORGE CERQUEIRA
www.jmaratona.blogspot.com

Jorge Cerqueira disse...

Ei Maurão meu amigo, boa noite, por onde vc anda, vc sumiu camarada, bom espero que esteja tudo certinho com vc.
Um forte abraço,

JORGE CERQUEIRA
www.jmaratona.blogspot.com