quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Correr na esteira; eis a questão...

Desde quinta-feira passada não fiz nenhum treino de corrida na rua.

Não, você não leu errado; é isso mesmo...nada.
Até agora eu não coloquei o pé na rua para fazer minha planilha e hoje possivelmente também não; porque nesse momento começa a desabar uma chuva torrencial aqui em São Paulo, e a equação é simples: chuva+final de tarde+trânsito = "ENORME PROBLEMA".
Com relação à ausência dos treinos, não vou justificar nem desculpar-me, pelo simples fato que não tem desculpa. Essa estória de não ter tempo também não cola, leia isso.
O fato é que todos nós trabalhamos em nossas vidas com "prioridades" e nesse momento, talvez por não ter um desafio pontual, como foi por exemplo, a preparação para a meia maratona de São Bernardo do Campo que corri em Agosto/2008, e que cumpri a planilha de ponta a ponta; não estou impondo a disciplina que deveria com os treinos. A coisa está correndo meio frouxa; ou melhor, não está correndo nada...rs.
O máximo que estou conseguindo manter são os treinos na academia (3 x por semana).
Sábado passado, cheguei cedo na academia e tinha em mente fazer um bom treino, correto e com calma; inclusive com direito a uma corrida na esteira (é aí que o bicho pega !).
Definitivamente não consigo correr por muito tempo na esteira; o tédio toma conta de mim. Consegui fazer nessa ocasião 45 minutos, e foi um martírio. Tentei colocar um pouco de emoção; fiz 30 minutos em velocidade 8, depois mais 15 minutos em velocidade 10 e com um pouco de inclinação, depois volta da inclinação e terminei esbaforido e entediado...rs.
Quando leio relatos como esse do meu camarada virtual; é que paro e tento refletir que tenho que aceitar essas corridas, porque não é sempre que conseguimos treinar na rua ou parques. Às vezes chove, às vezes tá um frio de rachar, e o treino em esteira torna-se primordial para mantermos o condicionamento. As mulheres na sua grande maioria também treinam em esteira, pela comodidade e segurança.
Outro fator que conta é o psicológico. Um corredor não é formada só de pernas; tem a mente que impulsiona o corpo, é a famosa "sinergia".
O cara fica ali na esteira 01 hora, 1 hora e 45 minutos e isso está fortificando a cabeça também.
Se tivessem tirado uma foto minha no Sábado correndo na esteira, eu me veria desse jeito:

Portanto é algo que tenho que aprimorar e quando realmente não for possível correr na rua; que venha a esteira.

E vocês ? Quais as suas opiniões sobre o assunto, dicas, métodos; vamos jogar o assunto na mesa.

9 comentários:

Ricardo Hoffmann disse...

Grande Maurão! Eu passei por esse dilema recentemente, e o resultado vc viu no post que fez o link. Eu odeio correr em esteira e não tenho saco nenhum...acho muito artificial. Era minha escolha...correr em esteira na hora do almoço ou na rua bem cedo. Respeito muito quem consegue praticar na esteira, mas não é pra mim. Mas isso é pessoal, não tem como generalizar... nos dias de chuva, o treino é em casa, brincando com a filhota mesmo...e cansa muito mais que correr na rua. Volte aos treinos...a SS está ai.

Jorge disse...

Meu amigo Maurão obrigado pela visita, cara eu não sabia a dimensão que iria fazer sobre o tema tênis usado, valeu pela sua colaboração com isso vai ajudar muitos corredores, olha também já ouvi dizer de vendedores que a vida útil de um tenis são 6 meses de uso, mais eu faço o seguinte eu tenho vários tênis de corridas deixo alguns para só competir de acordo com a distância e outros só para treinos.Com certeza os meus tênis já usados não serve para nenhum corredor já está bastante rodados...rsss...
Ahhh já teve corredor me dizendo que é a favor de nós corredores doarem alguma quantia para juntar e comprar tênis para quem precisa o que vc acha, eu acho magnífico e como somos milhares de corredores e cada um doando um pouquinho que seja dá para comprar.
Olha amigo na vida todos temos que ter METAS,SACRIFICIO E DETERMINAÇÃO para se conseguir alguma coisa, faço votos que seus treinos normalize, olha tenha a mesma opinião formada que o amigo Ricardo Hoffman, odeio correr na esteira, acho muito monótomo, mais também respeito quem treina, olha eu só não treino quando está chovendo e relampiando pq é perigoso, mais se está chovendo eu adoro correr.
Valeu amigo e olha estou na torcida pelo seu sucesso hein.
Um abraço,

JORGE CERQUEIRA
www.jmaratona.blogspot.com



Um abraço,
JORGE CERQUEIRA

Fábio Namiuti disse...

Grande Maurão !

Obrigado pela visita e pela mensagem, meu amigo. Olhando para trás, acho que o ideal mesmo seria ter corrido os 5 Km em Mogi. Mas agora já foi, que venham os 10 do Mané. Visando o desafio sim, mas a diversão mais do que qualquer outra coisa.

Muito bom tópico, parabéns por abordar o assunto. Também não sou fã de esteira, mas ao definir a minha rotina semanal de treinos, desde a época da preparação para a maratona, como sendo 5x corrida e 2x musculação, com 1x descanso, tive que me conformar com o fato de uma dessas sessões de corrida ser obrigatoriamente na academia, com uma série curta de musculação junto com meia hora de esteira, 15' antes e 15' depois.

Estou adaptado a tal ponto que, quando chove, neva ou furaqueia, vou na boa correr uma hora ou pouco mais na maquininha, sem chiar. Acho, portanto, que tudo é questão de criar o hábito. E que é melhor correr olhando pra parede do que não correr. Mas também saliento que se trata de uma opinião pessoal, que não sei se vale para outros corredores.

Abraço e boas corridas !

Anote o novo endereço do Arquivo:
http://fabionamiuti.hd1.com.br

G.M. disse...

Maurão,
Obrigado pela referência a este maluco que vos escreve ! (risos !)
Como você já está é aluno de academia, é fácil resolver esta dilema em relação a esteira:
É só se posicionar na máquina de trás de uma moça bem bonita (desde que a "polícia", não esteja por perto) e o tempo passa que é uma maravilha !
Nada como a visão do paraíso para tornar uma rotina (realmente) maçante em uma coisa bem agradável ! (risos !)
Obrigado !
Ass.: Guilherme.

Rodrigo Canteli disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rodrigo Canteli disse...

Maurão vo te falar viu, também ODEIO correr em esteiras. Faço minhas todas as suas palavras. Correr na esteira é um martírio. Parece que você cansa muito mais e não importa o quanto você tente se destrair, não tem jeito, os Kms não passam. Utilizo esse "grande tecnológico equipamento" apenas em últimas condições, mas mesmo assim não tem jeito é horrível.O gostoso mesmo é correr na rua.

Abração

Roddy - www.blogdoroddy.blogspot.com

Maurão disse...

Hoffmann;
E vc tem a sorte de correr nessa maravilha que é o Rio de Janeiro, aí é que não corria nunca na esteira..rs.
=================================
Jorge;
O seu blog realmente está bombando e acho q já te disse isso, mas vai de novo, você escreve de uma forma que as pessoas entendem, por isso é esse grande sucesso.
Com relação a doação dos tênis, a gente poderia se mobilizar sim para a doação, estou dentro.
==================================
Namiuti;
Pois é, disse tudo: criar hábito. E vou criar, amigo.
==================================
Guilherme;
Ah, então descobrimos o seu segredo...rs. Não é a toa que se deixar você passa o dia na academia, né....hahahahahahaha.
==================================
Rodrigo;
Realmente não tem nada igual como correr na rua com o vento na cara; insubstituível !
=================================

Queria muito agradecer à todos vocês pela participação nos comentários.
Grato pela visita.
Abraço à todos ! Maurão.

Mayumi disse...

Olha, já corri por quase 3 horas na esteira! Rsrsrs. Por absoluta falta de tempo para me locomover para um parque, mesmo! Rs. Mas, confesso que requer muita, muita paciência e disciplina! Rs.

Maurão disse...

03 horas Mayumi ???...rs.
Só tendo uma paciência oriental...rs, e vc tem !!
Abraço.