sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Dicas de Saúde

Amigos;
Ao término da Corrida Juventus - Viva a Mooca, além das propagandas de outras corridas, todos os participantes receberam um livreto elaborado pelo HCor-Hospital do Coração com dicas e "Orientações para uma atividade física segura", e tomo a liberdade de postar essas dicas uma por semana aqui no blog.
Todas as informações sobre saúde que são fornecidas e formuladas por profissionais do gabarito de um Hospital do Coração merecem que sejam difundidas para o maior número de pessoas.


A importância da preservação do sistema músculo-esquelético.

O sistema músculo-esquelético é muito mais do que uma estrutura de contenção e de sustentação. É o principal componente dinâmico do nosso corpo e possibilita a realização de todos os gestos, desde um aceno de mão até a prática de corridas, utilizando-se de forma harmônica por meio de um intrincado sistema articular e de funções musculares distintas, controlado por uma rede nervosa.

Ao realizar um movimento, é solicitado o funcionamento de todo-ou quase todo-esse sistema e nunca apenas uma única articulação.

Por essa razão, para fazer qualquer movimento de forma normal e sem gerar sobrecargas é importante que cada músculo e articulação funcionem perfeitamente. É fundamental ter consciência dessa necessidade, pois o sistema possui uma capacidade muito grande de se adaptar a eventuais adversidades, para continuar cumprindo suas funções e permitir o movimento solicitado. Essa adequação aparentemente positiva pode gerar, no futuro, danos ainda maiores e mais difíceis de tratar. E por ser um sistema interligado, qualquer alteração ou trauma em um músculo ou uma articulação pode prejudicar, direta ou indiretamente, os demais componentes, mesmo os mais distantes e que, aparentemente, não tem qualquer conexão.

Os cuidados com esse importante e complexo sistema devem ser permanentes e não podem se limitar aos momentos que antecedem ou encerram os exercícios físicos. Situações como postura inadequada, sedentarismo e traumatismos podem prejudicar esse sistema, levando a perda de mobilidade e comprometendo o movimento articular. É importante, portanto, incluir na sua rotina as precauções com a preservação do sistema músculo-esquelético, o que trará benefícios tanto para a vida cotidiana, quanto para a prática de atividades físicas, como caminhadas e corridas.

Qualquer movimento que estimule o sistema músculo-esquelético e force a pessoa a sair da inércia e do sedentarismo já é uma atividade preventiva. Também é importante procurar orientação especializada-não apenas quando sentir alguma dor ou incômodo-para que seja feita uma avaliação individual e, a partir do que for observado, definir quais os exercícios mais indicados para estimular o movimento nas partes do corpo que não tem mobilidade.

===================================================================

O conteúdo foi elaborado pelas equipes médicas e multiprofissionais do HCor-Hospital do Coração.

Livreto distribuído gratuitamente e elaborado por: www.vivafelizbrasil.com.br e www.hcor.com.br

===================================================================

4 comentários:

Anônimo disse...

Maurão muito interessante o post. Valeu pela dica.

Abraços

Roddy - www.blogdoroddy.blogspot.com

Maurão disse...

Rodrigo;
Eu é que agradeço a sua visita, e quando quiser voltar, fique à vontade.

Nacatko, Inc disse...

Maurão,

obrigado pelas visitas no meu blog e pelos comentários...

Cara, gostei muito deste seu ultimo post, inclusive salvei na minha máquina.... muito bom, sempre que puder traga mais ... rsss

Abc
Wlad

Maurão disse...

Grande Wlad;

Pois é, também gostei das dicas e me senti na obrigação de compartilhar com vocês.
Sorte que tem mais algumas e vou postando por esses dias.
Abraço.