quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Cidade "MARAVILHOSA"

Devo admitir que não estou treinando o necessário nesses últimos dias.

Compromissos profissionais estão podando os treinamentos; inclusive no último final de semana (03 à 05 de Outubro/2008). Porém o final de semana teve uma boa causa, pois tive o privilégio de conhecer o famoso Rio de Janeiro, e o título do post é proposital porque a beleza dessa cidade é maravilhosa com letras bem maiúsculas, e particularmente o meu final de semana no Rio foi MARAVILHOSO também.


Essa viagem já estava agendada com certa antecedência, pois consegui uma promoção nos valores da companhia aérea, e não tinham muitas disponibilidades de datas para a viagem, senão certamente escolheria o próximo final de semana, data que será realizada a XII MEIA MARATONA INTERNACIONAL DO RIO DE JANEIRO no dia 12 de Outubro de 2.008, e que vários amigos e amigos blogueiros irão participar.

Promessa: Ano que vem, estou na meia maratona (ainda mais depois de conhecer o paraíso que é).

Por um momento, até pensei em avisar os blogueiros camaradas do Rio que estava indo rumo à Cidade Maravilhosa, porém cheguei a conclusão que se quisesse abraçar o mundo, não conseguiria nem curtir o passeio com a minha turma, nem conhecer o pessoal do Rio de forma plena, então vesti realmente a fantasia de turista e vamos aos passeios.


Ficamos hospedado no Sesc Copacabana e achei o valor da diária bem razoável, então fica a dica para os corredores ou amigos que queiram conhecer o Rio. Analisando o percurso da meia maratona, parece-me que o Sesc Copacabana não fica tão perto assim da largada, mas eu gostei muito de lá, quarto bacana e café da manhã delicioso.

Funcionários atenciosos e o hotel fica a uma quadra da princesinha do mar. Nos arredores vários restaurantes, bares, mercados; enfim tudo que é necessário.


No Sábado, saímos para os passeios obrigatórios de todo turista de primeira viagem, pegamos um táxi e lá fomos nós.

Esposa (equipe) curtindo o passeio


Primeira Parada: Cristo Redentor


Esse não tem muito o que falar. Passeio obrigatório. O tamanho do Cristo impressiona e a vista que temos lá de cima fica bem difícil de expressar em palavras.















Dá para se ver vários pontos turísticos lá do Cristo, inclusive o Maracanã.




Maracanã de cima

Depois fomos até ele.















Maracanã de baixo


E depois; o Pão de Açucar e Bondinho.


Nesse ponto do passeio você pensa que já viu tudo de bonito que a Cidade podia oferecer, mas quando chega-se lá em cima; começa tudo de novo !!!

Melhor que tentar descrever, é mostrar.

















Voltando para o hotel depois desses passeios e do dia fantástico que tivemos, enquanto ainda estava no táxi, a única coisa que me vinha na cabeça era a música Delírio dos Mortais do disco Matizes do não menos espetacular Djavan que tomo a liberdade de transcrevê-la abaixo:

05. Delírio dos Mortais (MATIZES - 2008) (Djavan)

"Rio,
Podem dizer o que quiser
Mas o xodó do povo
É o Rio
Casa do samba e do amor
Do Redentor
Louvado seja o Rio,
Rio
Pra delírio dos mortais
Pedras monumentais
Combinaram aqui
Um encontro colossal
E contorno de beleza igual
Nunca vi
Com esse poder
Outra cidade não há
Não consigo pensar em duas
É muito fácil sentir
A mão de Deus em tudo
Em Copacabana
O Rio bate um bolão
Garotas que passam têm lugar na canção
Tudo está ali
Pra quem sabe o que é bom
Ninguém mais esquece o réveillon
Fevereiro e março
É tempo de carnaval
O Rio que traço
É o lugar natural
Pras coisas do amor
Do jeito que se quer
Tamanho o esplendor da mulher"
No Domingo, "pegamos" praia em Ipanema e tinha um verdadeiro exército de pessoas praticando esportes no calçadão: Caminhada /Corrida / Ciclismo e alí a coisa pegou pro meu lado. Começou a bater uma vontade incontrolável de me juntar àquela multidão, mas aí já era hora de retornar.

Foi um ótimo final de semana que passei num lugar lindo, com minha esposa, meus amigos, dando muito risada, jogando conversa fora, comendo muito peixe e vários choppinhos (porque também sou filho de Deus).

Apesar de não ter nada haver com corridas (em termos), resolvi escrever esse post para dizer que as corridas podem proporcionar além do exercício em sí, a possibilidade de fazermos turismo pelo Brasil e pelo Mundo, de conhecermos novos amigos, de enriquecermos como pessoas, conhecendo novos costumes e civilizações.

E, principalmente desejar Boa Sorte à todos que vão participar da Meia Maratona do Rio de Janeiro. Todos os corredores do Brasil que irão rumo à essa Cidade Maravilhosa e vão engrossar o batalhão de cariocas em busca de mais um desafio. Estejam concentrados e focados para Domingo que vem e não se esqueçam de apreciar a paisagem durante o percurso, porque é muito bonita, vale à pena.

Boa Prova !

10 comentários:

Unknown disse...

Beleza de passeio, hein, Maurão ? Agora que você já fez o turismão básico, na próxima vez em que for ao Rio, não deixe de fazer outros dois programas obrigatórios: dar uma corridinha pela orla, seja em uma prova ou mesmo um trotezinho sem compromisso; e conhecer a galera dos blogs, que são uma atração à parte.

Abraço !

Maurão disse...

Pois é, Namiuti.
Gastei os meus cartuchos de turista dessa vez, porque da próxima o meu roteiro é esse que você especificou, de preferência no final de semana da Meia do Rio.
Abraço.

Jorge Cerqueira disse...

Opa amigão legal que gostou do Rio de Janeiro, fizeste um ótimo passeio, pelo que eu vi só foi uma pena que estava com um pouco de nuvens lá em cima do cristo, realmente lá de cima é fantástico né, olha sempre que quiser voltar esteja a vontade e olha todo final de ano no final de dez a policia militar faz uma corrida de confraternização no cristo nós saimos do quartel da PM da Lapa e vamos correndo até lá em cima, a corrida e de graça e como é confraternização as medalhas são aquelas que sobram durante o ano que a PM faz nas corridas e tem alguns postos de hidratação e lá em cima tem lanche e quando todos chegam o cel rabelo o idealizador desta corrida pede todos os corredores e familiares para dar a mão em volta do cristo e faz uma oração e ao término ele da um copinho de champannhe para blindarmos o ano que está por vir é muito legal, uma corrida diferente. Ahhhh a PM disponibiliza vários onibus para levar os nossos familiares lá para cima é uma festa legal, vai nos meus posts antigos que vc verá as fotos e o relato lá.
Um abraço amigão.

JORGE CERQUEIRA

Maurão disse...

Grande Jorge.

Pode deixar que voltarei outras vezes com certeza amigo.

O passeio foi fantástico mesmo com o tempo nublado.

Essa corrida que você mencionou deve ser muito boa mesmo, emoção única, vou acessar o relato dela no seu blog.

Agora; haja preparo físico para encarar aquela subida até lá em cima, nheim...rs...só para feras como você.

Valeu pela visita. Abraço.

Nacatko, Inc disse...

Maurão que belo passeio... e como carioca agradeço pelas belas palavras sobre a nossa cidade...

Impressionante como "os olhos" da camera fotografica turistica apresenta imagens as vezes não vistas pelo morador local... Sensacional !!

Meu caro, ano que vem lhe esperamos por aqui na Meia ou Maratona, temos duas, em junho e em agosto... conte conosco e sejam sempre bem vindos !

Abc, Wlad

Ricardo Hoffmann disse...

Grande Maurão! Fica o convite para voltar, e dessa vez para fazer turismo correndo! Coloca a 1/2 no calendário para 2009. Até

Mayumi disse...

Oi, Maurão:
Apesar de ter ido ao Rio 3 vezes na minha vida (rs), não fiz turismo lá ainda! Eu quero conhecer o Rio deste modo tb! Depois vc me dá umas dicas de turista? Rsrsrs.Bons treinos!

Maurão disse...

Wlad e Hoffmann;

Muito obrigado pela acolhida de vocês meus camaradas. Ano que vem estou aí sim, pode deixar.

===============================
Mayumi;

Pois então você precisa conhecer o Rio do ponto de vista do turista urgentemente, pois é simplesmente Fantástico !
Tenho poucas dicas de lá, porém garanto a diversão....rs

Abraços à todos.

Unknown disse...

Olá

Confirmo, estou a morar no rio a pouco tempo, e realmente é uma cidade maravilhosa. Das imagens que via na Tv, era sempre de um rio pobre, mas ao vivo é totalmente o oposto... boas corridas

Maurão disse...

Concordo Carlos Lopes.

A imprensa mostra o que quer.
Violência existe em todo o lugar.

E o Rio realmente é lindo !

Fez a escolha certa para morar.

Grato pela visita.
Abraço.