segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Corrida Subprefeitura Etapa Mooca - 28/09/2008

Ontem estive no bairro da Mooca participando de mais uma etapa de corridas de rua que sempre é abrigada em alguma subprefeitura e é organizada pela Secretaria Municipal de Esportes de São Paulo.

O pessoal da organização solicitou que os corredores e caminhantes chegassem ao local da prova lá pelas 07:00 horas, com largada prevista para 08:00 horas.


O bairro da Mooca é bem perto da minha residência (uns 10 minutos de automóvel), e às 07:10 já estávamos dentro da subprefeitura da Mooca, local que foi disponibilizado para montagem da estrutura e largada.







Diferentemente da "Etapa Vila Prudente" que foi muito bem organizada e com cronometragem por chip; essa etapa da Mooca mostrou-se desorganizada na entrega de camisetas e número de peito, além da prova ter cronometragem manual.


Tínhamos 03 grandes filas, 02 para corredores por ordem alfabética e 01 para caminhantes; de forma que a confusão estava armada e estava na cara que a largada não se daria às 08:00 hs.





olha só o tamanho da fila às 07:10 hs



Bom. O jeito era ir para o fim da fila e aguardar a vez. Ocorre q a fila não andava, então o pessoal do fim ia em direção as tendas, e como sempre tinha alguns furões que conseguiam passar na frente de todos.


Vale ressaltar que a prova foi gratuita e lógicamente que existem falhas, porém quem correu a etapa Vila Prudente, sentiu um incômodo de ver aquela desordem. Tudo se resolveria se tivessem chegado um pouco mais cedo para deixar tudo engatilhado ou começado no dia anterior.





aguardando pacientemente na fila



Consegui pegar meu número e camiseta eram 07:50 hs e desta vez tive todo o apoio da equipe(esposa) que como sempre trabalhou rápido e com competência.


equipe trabalhando duro


Fiz um rápido pit stop no banheiro, últimos acertos e. . . . . . estava pronto para mais um desafio.


Fiz um alongamento e fui para a largada.

A corrida foi de 05 km. Não conhecia o percurso, porém imaginava que seria tranquilo, como de fato foi; totalmente plano.

A certeza do atraso se confirmava, já tínhamos passado das 08:00 e ainda via alguns corredores na fila; e a galera totalmente impaciente.


Inclusive EU.











Lá pelas 08:20 e pouco liberaram a boiada. Justo nessa hora começou uma chuva chata. Minha meta era terminar a prova em até 25 minutos e tinha uma estratégia de prova que consegui implementar com êxito.

Saí forçando um pouco no primeiro quilômetro. No segundo, terceiro e quarto mantive um ritmo estável e no quinto e último forcei novamente.

Percurso tranquilo de vencer e o tempo friozinho ajudou no bom desempemho. Só não foi melhor porque não estou treinando como se deve e o corpo demonstrava isso quando forcei no primeiro e último quilômetro.

A chegada seria no mesmo local da largada, no sentido contrário; sendo que o último quilômetro era parte fora das instalações da subprefeitura e a outra parte já dentro, e é um lugar bem agradável, cheio de árvores e plantas.

O legal de não conhecer o percurso é que você não sabe o que vai encontrar pela frente na próxima curva; fora que essa corrida também não tinha marcação de quilometragem, apenas controle de trânsito.

Quando já estava dentro do clube, comecei a trabalhar o psicológico que já estava chegando, só que a cada curva que fazíamos, não era a chegada...rs.

Nessa foto por exemplo já estávamos dentro da subprefeitura e a uns 200 metros da chegada, porém ainda tínhamos que contornar um prédio, sair novamente, para enfim terminar a batalha.

Os 05 km pareciam intermináveis.

Peço a atenção para o corredor de camisa vermelha na foto acima; depois esclareço.

Não sei de vocês; mas tenho o hábito de terminar minhas corridas no famoso "sprint final", isso quando o fôlego permite tal ato e nessa estava me sentindo bem; e por que não ??, pensei.

Outros corredores também fazem o sprint o que torna possível várias "disputas" que aprecio assistir.

Quando estava nos últimos cem metros, liguei o turbo e eis que olho para o lado e vejo o camarada de camisa vermelha vindo num ritmo que iria me ultrapassar, fui seguindo-o e emparelhando e ele entendeu positivamente a brincadeira e travamos uma disputa saudável nos últimos metros. Quer saber o resultado, pois então veja:


O pangaré aqui já comendo poeira e sorrindo da situação !!!


Pois é meus amigos...rs.


É por isso que não largo a vida de corredor, o esporte nos permite várias situações agradáveis, de interação, de experiências e desafios, mesmo comendo poeira.


Cruzei a linha de chegada, travei o cronômetro e estendi a mão para o meu carrasco e disse: Valeu, Valeu; Parabéns !! Ele gargalhou e me cumprimentou.


Peguei 02 copos d'água, retirei minha medalha e fui ao encontro da equipe. Não esperamos pela premiação, queria ver a fórmula 1; deveria ter ficado na premiação.


Meu tempo. 23 minutos e 51 segundos. Gostei, porém dá para melhorar mais.


Pontos Negativos:

O pessoal que insisti em querer levar vantagem e furar a fila. Isso tem que mudar.

O pessoal que pula as grades para ficar mais perto da largada e abro um parentêses aqui, pois fiz isso uma única vez para nunca mais, me senti muito mal, fora a chamada que tomei da equipe.

Fato que ocorreu na hora da largada. O pessoal estava pulando as grades e um corredor que estava atrás de mim começou a chiar e advertir os corredores, com toda a razão, porém depois o mesmo corredor que reclamou cortou um trecho do percurso, portanto perdeu a moral, zero pra você atleta.

O atraso na largada.



Pontos Positivos:


Apesar de tudo, a iniciativa da Prefeitura é louvável; organizar várias corridas gratuitas. Espero que ano que vem seja mantido esse circuito.

Dos 1.200 participantes desse evento, uma grande parcela eram de caminhantes da terceira idade, muito legal.


Agradecimento especial a esposa que tirou as fotos do evento. Ficaram ótimas e deu um trabalho danado contar o relato utilizando-se delas, mas acho que ficou bom. Valeu Lê.


Agradecimento especial ainda para esse cara e esse pela assessoria no blog, ajudando-me a inserir as fotos junto com o relato. Podem mandar a fatura. Se eu não pagar, que Deus lhe pague !!


Até a próxima.

12 comentários:

G.M. disse...

Maurão,
Parabéns pelo excelente tempo e pelo belo relato.
Não há nada a agradecer.
Congratulações para você !
Ass.: Guilherme.

Maurão disse...

Guilherme, meu camarada.

Agradeço sim, pois você e o Hoffmann responderam imediatamente as minhas dúvidas.

Valeu pela força.
Abraço.

Ricardo Hoffmann disse...

Maurão, belo relato e excelente tempo! Mandou ver camarada. Te mandei mail esclarecendo alguns pontos sobre postagem de fotos, espero que o ajude. Abraços

Unknown disse...

Sensacional o relato, Maurão. Concordo totalmente com você: o esporte, e mais em particular a corrida, nos traz mesmo experiências bacanas como a que você descreveu. Essas disputas são um grande barato, já fiz isso várias vezes nas minhas provas. Algumas perdi, outras ganhei, mas me diverti sempre.

Parabéns pela ótima análise que você fez da prova e pelo excelente resultado que você conseguiu.

Um abraço,

Fábio

Maurão disse...

Valeu Hoffmann;

Já ví o e-mail e vou ler com mais calma, qualquer dúvida dou um grito..rs.
Valeu.

Maurão disse...

Namiuti;

Pois é. A corrida é realmente um barato.
Diversão acima de tudo. O dia que não curtir mais correr, enfio a viola no saco e vou embora.

Grato pelas palavras.
Abraço.

Nacatko, Inc disse...

Olá Maurao,

obrigado pelos seus comentários no meu blog...

cara muito bom este seu relato e excelente tempo nestes 5km, espero chagar lá, ainda estou na casa dos 25min.

Mayumi disse...

Oi, Maurão:
Obrigada pela visita ao meu blog! Parabéns pela prova da Mooca! Só ficou faltando um pouco de organização, né?
Olha, estou acrescentando o seu endereço de blog na lista lá do meu blog, ok? Desculpe-me a demora... sou devagar e sempre... rsrsrs. Bjs e boa semana!

Maurão disse...

Wlad;

Eu é que agradeço a acolhida de vocês.

Em breve você quebra essa barreira dos 25 minutos fácil.

Abraço.
Maurão

Maurão disse...

Mayumi;

Agradeço demais sua atenção.
Você possui algo que acho essencial num ser-humano; o bom-humor,fora a disposição para os treinos. Parabéns.
Abraço.
Maurão.

André Mendonça disse...

Muito legal seu blog.
Continue sempre correndo e se possível de uma passadinha pelo meu.
Abraço e boas corridas!

Maurão disse...

Olá André.

Grato pela visita. Que bom que gostou do blog. Já passei no seu e incluí nos meus favoritos. A gente vai se falando. Abraço.
Maurão.