segunda-feira, 22 de setembro de 2008

78ª Volta da Penha - 14/09/2008




Disponibilizo aqui meu relato da prova que ocorreu no Domingo (14/09/2008) e primeiramente faço algumas observações importantes.


Tenho um carinho enorme por essa prova, já que foi nela que iniciei minha "carreira" de corredor, então faço o que for necessário para participar todo ano dessa, e até hoje tenho tido êxito; são 07 anos que participo com muita alegria dessa corrida que auto intitula-se a segunda corrida mais antiga do Brasil, perdendo somente para a São Silvestre.


Fora que a prova é organizada pelo Clube Esportivo da Penha; lugar muito agradável, onde é disponibilizado as dependências do mesmo para os corredores prepararem-se para a batalha.


No Domingo, acordei de madrugada e percebi que caía uma chuva chata; bom fazer o quê !


Voltei a dormir; e às 05:30 hs, levantei para preparar as "tralhas" e a danada da chuva continuava.


Na maioria das provas que participo sempre conto com o apoio de uma equipe muito especial, que me disponibiliza essencial suporte como: reter a mochila com os pertences, auxiliar na logística, ajudar na aplicação do protetor solar, até tarefas bem mais difíceis, como prender o número de peito com os alfinetes na camiseta de modo que ele não fique num ângulo que as pessoas tenham que movimentar suas cabeças em direção à um dos ombros para identificar o número do corredor....rs.


Quando digo equipe (leia-se ESPOSA). Como diria aquele ditado: Não Basta ser esposa, tem que participar ! Muito obrigado equipe; digo Esposa.


Bom, voltando...


Levantei às 05:30 hs, e percebendo que a chuva continuava, fiz o mínimo de barulho possível para não acordar a "equipe", e às 06:50 partí para o Clube da Penha; sem o apoio da equipe.


Cheguei rapidamente ao bairro da Penha e para estacionar foi bem tranquilo, já que deixo o veículo no lado oposto ao da largada.


Me preparei, mochila no guarda volumes e fui para o alongamento/aquecimento.


Estava sem treinar na semana anterior, devido a uma gripe; portanto ia tentar chegar ao meu objetivo que nesse momento é terminar as provas de 10 km abaixo de 50 minutos, mas se não desse, bola pra frente, fica pra próxima.


A largada teve um atraso de uns 05 minutos e aí a corneta tocou, e lá vamos nós.


Saí de forma conservadora, porque sabia que a primeira curva à esquerda era uma das 02 subidas da prova. Subi por ela sem muita dificuldade, já que é bem no início da prova.


Depois a corrida desenrola-se quase toda numa avenida conhecida lá na Penha como Tiquatira. Na perna de ida ela é meio chatinha, pois possui ondulações, e você fica num sobe e desce bem de leve. Na perna de volta já é bem mais plano, só que não estava conseguindo manter o ritmo nem à 05 min/km, quanto mais baixá-los. Não adianta, treinos são imprescindíveis e estava pagando pela falta deles.


Vencida a avenida Tiquatira, temos a outra subida da prova, que é a passagem por um viaduto. Nessa já senti um pouco mais; nesse ponto estamos por volta do oitavo quilômetro e depois é tentar forçar um pouco mais até o final.


Termina-se a prova dentro do clube e temos que dar uma volta na pista de atletismo que fica em volta do campo de futebol.


Nos anos anteriores a chegada dava-se em frente às arquibancadas do campo, na própria pista de atletismo; porém esse ano eles estenderam-na alguns metros à frente, levando-nos para dentro do campo. Eu achei que ficou meio estranho a chegada lá, pois além de afunilar muito, a transição da pista para o campo era meio perigosa. Parece que houve chiadeira dos corredores com relação a essa modificação, tanto que na segunda-feira o clube disponibilizou um comunicado no site pedindo desculpas pelo ocorrido e alegando que por problemas na cronometragem a chegada foi colocada lá.


Cruzei os tapetes da chegada e travei o cronômetro; e marcavam 52 minutos cravados. Cheguei ofegante.

Meu tempo oficial:

547 649 MAURICIO PARPINELI DE ARAUJO 80 M-30-34 00:52:36 RUNNER BRASIL

Pois é, não deu ! Fica o desafio para a próxima e analisando onde houve o erro na estratégia da prova, cheguei a conclusão que poderia ter forçado um pouquinho mais no começo, inclusive na primeira subida, pois estava me sentindo bem e com gás total. Fica a lição.

Tirei meu chip, tomei uns 02 copos d'água, e recebi minha medalha com o kit pós prova.
Levantei o meu acampamento e fui pra casa, Feliz da Vida !!!

7 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pela participação na prova, pelo resultado (que foi muito bom, sobretudo para uma prova com subidas, mesmo não tendo sido o esperado por você) e mais ainda por esse belo relato, Maurão.

Sensacional o lance do número de peito torto (ou será número torto de peito ?). A minha equipe (ou staff pessoal, como eu chamo) também não perdoa isso e "corrige" na hora ...

Fico muito agradecido em saber que você tem acompanhado os meus relatos no Arquivo de Corridas e pelas suas palavras.

Foi simplesmente perfeita a sua colocação na resposta à minha mensagem anterior: estamos mesmo nos tornando uma grande família de corredores. Crescendo, aprendendo e nos divertindo muito com isso. Será um grande prazer tê-lo como mais um familiar.

Um abraço,

Fábio

G.M. disse...

Maurão,
Parabéns pelo relato muito bem formulado e congratulações por seu resultado.
Obrigado,
Ass.: Guilherme.

Maurão disse...

Sensacional o lance do número de peito torto (ou será número torto de peito ?).

Grande Namiuti
Ou será ainda o corredor torto com o número de peito...rs.

Valeu pelo comentário e pela força e sobre o lance da grande família acabei de comentar lá no blog do Ricardo Hoffmann que nesse momento traduz o que penso sobre o assunto e não consigo uma definição melhor, segue:
""Concluo que vocês estão chegando na mais plena tradução do que efetivamente significa as palavras "esporte amador", que além da prática da atividade física em sí é norteado por vários outros aspectos de integração e companherismo.""
Abraço.

=================================
Guilherme meu camarada.

Grato pela visita.

Ricardo Hoffmann disse...

Grande Maurão! Parabéns pelo relato e pelo seu tempo nessa prova! Não conhecia essa prova tão antiga, é mole! Coloco seu blog nos meus favoritos, e passarei mais constantemente por aqui...e antes que me esqueça, bem vindo a família.

Maurão disse...

Hoffmann;

Grato pela acolhida e pela visita.

Essa corrida é show, portanto faça a inclusão na sua agenda quando vier para São Paulo.

Abraço, meu camarada !
Maurão

Jorge Cerqueira disse...

Maurão boa noite eu também não sabia da existência desse blog de corridas, fiquei sabendo através do blog do Guilherme Maio, bom meu amigo parabéns pelo blog e pelo estilo de vida que leva, ótimo relato e legal que sua familia lhe apóia nas corridas:

A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO APOIO E, PRINCIPALMENTE, NA COMPREENSÃO DA ROTINA DE UM ATLETA, É PURA E SIMPLESMENTE UM GESTO DE AMOR. É UM AMOR INCONDICIONAL. PORQUE É UMA DOAÇÃO CONSTANTE.

Olha amigo não faça que nem alguns corredores criam o blog e daqui a pouco abandonam.
Notei que vc colocou o meu link do meu blog no seu, irei também adicionar o seu no meu.

Um abraço e boas corridas.

JORGE CERQUEIRA
www.jmaratona.blogspot.com

Maurão disse...

Grande Jorge;

Primeiramente agradeço a sua visita e gostaria de deixar destacado aqui que te admiro muito e já acompanho seus relatos a um bom tempo, você é fera !
Na verdade resolvi fazer o blog para dividir as experiências e porque me empolguei com todos os relatos de vocês que constam nos meus links.
Pode deixar amigo que não vou deixar o blog desatualizado.
E concordo plenamente contigo que é fundamental o apoio da família e vejo que a sua esposa e filha sempre estão acompanhando-o nas corridas. Parabéns meu amigo.
Abraço.
Maurão.