
A importância da preservação do sistema músculo-esquelético.
O sistema músculo-esquelético é muito mais do que uma estrutura de contenção e de sustentação. É o principal componente dinâmico do nosso corpo e possibilita a realização de todos os gestos, desde um aceno de mão até a prática de corridas, utilizando-se de forma harmônica por meio de um intrincado sistema articular e de funções musculares distintas, controlado por uma rede nervosa.
Ao realizar um movimento, é solicitado o funcionamento de todo-ou quase todo-esse sistema e nunca apenas uma única articulação.
Por essa razão, para fazer qualquer movimento de forma normal e sem gerar sobrecargas é importante que cada músculo e articulação funcionem perfeitamente. É fundamental ter consciência dessa necessidade, pois o sistema possui uma capacidade muito grande de se adaptar a eventuais adversidades, para continuar cumprindo suas funções e permitir o movimento solicitado. Essa adequação aparentemente positiva pode gerar, no futuro, danos ainda maiores e mais difíceis de tratar. E por ser um sistema interligado, qualquer alteração ou trauma em um músculo ou uma articulação pode prejudicar, direta ou indiretamente, os demais componentes, mesmo os mais distantes e que, aparentemente, não tem qualquer conexão.
Os cuidados com esse importante e complexo sistema devem ser permanentes e não podem se limitar aos momentos que antecedem ou encerram os exercícios físicos. Situações como postura inadequada, sedentarismo e traumatismos podem prejudicar esse sistema, levando a perda de mobilidade e comprometendo o movimento articular. É importante, portanto, incluir na sua rotina as precauções com a preservação do sistema músculo-esquelético, o que trará benefícios tanto para a vida cotidiana, quanto para a prática de atividades físicas, como caminhadas e corridas.
Qualquer movimento que estimule o sistema músculo-esquelético e force a pessoa a sair da inércia e do sedentarismo já é uma atividade preventiva. Também é importante procurar orientação especializada-não apenas quando sentir alguma dor ou incômodo-para que seja feita uma avaliação individual e, a partir do que for observado, definir quais os exercícios mais indicados para estimular o movimento nas partes do corpo que não tem mobilidade.
===================================================================
O conteúdo foi elaborado pelas equipes médicas e multiprofissionais do HCor-Hospital do Coração.
Livreto distribuído gratuitamente e elaborado por: www.vivafelizbrasil.com.br e www.hcor.com.br
===================================================================


Um pouco antes da largada, começou a chover; o que levou quase todos para baixo de uma marquise, onde se entregavam os chips e por lá fiquei nos arremates finais.
A largada atrasou um pouco e até aí a chuva já tinha cessado. Na hora de alinhar é que realmente ví que esse ano estava com bem menos participantes. Fui lá pro fundão (que é o meu lugar) e fiquei só aguardando, batendo papo com outros corredores que estranhavam a pouca galera presente.


Continuava me sentindo bem. Venci essa primeira subida sem dificuldades. Depois a avenida volta a ficar plana para enfim; isso mesmo, começar a descer.
Fui tocando e quando estava chegando, arrisquei um mini sprint e pronto ! Mais uma para a história.



Essa viagem já estava agendada com certa antecedência, pois consegui uma promoção nos valores da companhia aérea, e não tinham muitas disponibilidades de datas para a viagem, senão certamente escolheria o próximo final de semana, data que será realizada a XII MEIA MARATONA INTERNACIONAL DO RIO DE JANEIRO no dia 12 de Outubro de 2.008, e que vários amigos e amigos blogueiros irão participar.






Nesse ponto do passeio você pensa que já viu tudo de bonito que a Cidade podia oferecer, mas quando chega-se lá em cima; começa tudo de novo !!!

Voltando para o hotel depois desses passeios e do dia fantástico que tivemos, enquanto ainda estava no táxi, a única coisa que me vinha na cabeça era a música Delírio dos Mortais do disco Matizes do não menos espetacular