
quarta-feira, 24 de dezembro de 2008
Boas Festas e Feliz 2009 !

sábado, 20 de dezembro de 2008
Prêmio Dardos 2008
2) Linkar o blog pelo qual você recebeu a indicação; (gostaria de agradecer a um mais novo amigo virtual que me indicou; é o Giba do blogue Correndo pela Cidade valeu camarada !)
3 Escolher 10 outros blogs a quem entregar o Prêmio Dardos; (lí em alguns outros blogues que deveríamos escolher 15, na dúvida vão 15 mesmo, porque felizmente existem muitos blogues de corredores e o lance virou uma febre para nossa alegria e deleite.)
4) E avisar a todos, claro! (Corredores do meu Brasil e além mar ! Vocês estão aqui...rs.!!)
terça-feira, 16 de dezembro de 2008
Lá no Pacaembú
segunda-feira, 15 de dezembro de 2008
Atividades de 14/12/2008
terça-feira, 9 de dezembro de 2008
Não tem preço
quinta-feira, 4 de dezembro de 2008
Dicas de Saúde

A atividade física no combate ao stresse.
O estresse é, cada vez mais, uma consequência incômoda e frequente da chamada vida moderna. Os permanentes desafios enfrentados no trabalho, os engafarramentos que afetam principalmente as grandes Cidades, a violência urbana e a involuntária negligência em relação aos hábitos saudáveis-como se alimentar e dormir adequadamente- são alguns dos fatores que contribuem para que o estresse afete um número cada vez maior de pessoas.
O estresse em um nível elevado produz efeitos pessoais e profissionais nocivos. Diversas pesquisas indicam que, quando excessivo, pode levar a dificuldade de concentração, cansaço mental, indiferença emocional, agressividade, incapacidade de relaxar, perda de memória imediata e apatia.
Além dessas alterações, pode prejudicar a criatividade e produtividade, provocar crises de ansiedade, mal humor, diminuição da libido e problemas de ordem física, afetando o sistema imunológico e prejudicando o bom funcionamento das defesas do corpo.
A prática regular de atividade física é hoje uma das maneiras mais eficazes e divulgadas de combater o estresse. Diversos estudos científicos comprovam os benefícios para o organismo proporcionados pela prática rotineira de exercícios. Entre eles, auxilia a reduzir os níveis de ansiedade e de depressão, melhora o estado de humor, aumenta a sensação de bem estar e eleva a auto estima.
Correr ou caminhar habitualmente, além de ajudar as pessoas a se desligarem por algum tempo das preocupações e angústias de seu cotidiano, produz uma série de benefícios psicofisiológicos por meio da liberação de certos hormônios produzidos pelo organismo. A adrenalina (epinefrina) age na redução do estresse, o cortisol atua como antiinflamatório, o glucagon aumenta a quantidade de glicose no fígado, o GH (hormônio do crescimento) transmite bem estar e a endorfina produz a sensação de prazer e melhora a qualidade do sono.
Faça exercícios. É ótimo para o corpo e também para a mente.
=============================
O conteúdo foi elaborado pelas equipes médicas e multiprofissionais do HCor-Hospital do Coração.
============================
quinta-feira, 13 de novembro de 2008
Blogs e novas mídias ? Sim, esse é o futuro !

segunda-feira, 10 de novembro de 2008
Dicas de Saúde
- Exercite-se apenas enquanto estiver bem;
- Inicie e termine um exercício sempre de forma gradativa. Evite parada abrupta;
- Interrompa a atividade sempre que surgirem sintomas, mesmo discretos, de algum problema de saúde;
- Respeite seus limites individuais. Não os ultrapasse;
- Evite exercícios vigorosos após refeições;
- Não considere a sudorese como sinal de limite de um exercício físico. Com a idade diminui a quantidade de glândulas produtoras de suor e, em consequência, calor e esgotamento físico poderão chegar antes de aparecer o suor;
Pacientes com doenças cardíacas, seja em tratamento clínico de doenças cardiovasculares ou após angioplastia ou cirurgia, devem seguir as seguintes recomendações:
- Inicie a atividade somente depois de receber orientação médica clara e com seus limites para a realização da atividade física ou esportiva desejada. A orientação do médico deve incluir consulta clínica e realização de teste ergométrico;
- Evite os esportes competitivos e de contato físico;
- Evite exercícios de musculação ou levantamento de peso sem ordem médica;
- Informe-se com seu médico sobre o melhor horário para a prática e efeitos dos medicamentos durante a atividade física.
==========================================
O conteúdo foi elaborado pelas equipes médicas e multiprofissionais do HCor-Hospital do Coração.
==========================================
quinta-feira, 6 de novembro de 2008
Correr na esteira; eis a questão...

Portanto é algo que tenho que aprimorar e quando realmente não for possível correr na rua; que venha a esteira.
E vocês ? Quais as suas opiniões sobre o assunto, dicas, métodos; vamos jogar o assunto na mesa.
sexta-feira, 31 de outubro de 2008
Dicas de Saúde
A importância da preservação do sistema músculo-esquelético.
O sistema músculo-esquelético é muito mais do que uma estrutura de contenção e de sustentação. É o principal componente dinâmico do nosso corpo e possibilita a realização de todos os gestos, desde um aceno de mão até a prática de corridas, utilizando-se de forma harmônica por meio de um intrincado sistema articular e de funções musculares distintas, controlado por uma rede nervosa.
Ao realizar um movimento, é solicitado o funcionamento de todo-ou quase todo-esse sistema e nunca apenas uma única articulação.
Por essa razão, para fazer qualquer movimento de forma normal e sem gerar sobrecargas é importante que cada músculo e articulação funcionem perfeitamente. É fundamental ter consciência dessa necessidade, pois o sistema possui uma capacidade muito grande de se adaptar a eventuais adversidades, para continuar cumprindo suas funções e permitir o movimento solicitado. Essa adequação aparentemente positiva pode gerar, no futuro, danos ainda maiores e mais difíceis de tratar. E por ser um sistema interligado, qualquer alteração ou trauma em um músculo ou uma articulação pode prejudicar, direta ou indiretamente, os demais componentes, mesmo os mais distantes e que, aparentemente, não tem qualquer conexão.
Os cuidados com esse importante e complexo sistema devem ser permanentes e não podem se limitar aos momentos que antecedem ou encerram os exercícios físicos. Situações como postura inadequada, sedentarismo e traumatismos podem prejudicar esse sistema, levando a perda de mobilidade e comprometendo o movimento articular. É importante, portanto, incluir na sua rotina as precauções com a preservação do sistema músculo-esquelético, o que trará benefícios tanto para a vida cotidiana, quanto para a prática de atividades físicas, como caminhadas e corridas.
Qualquer movimento que estimule o sistema músculo-esquelético e force a pessoa a sair da inércia e do sedentarismo já é uma atividade preventiva. Também é importante procurar orientação especializada-não apenas quando sentir alguma dor ou incômodo-para que seja feita uma avaliação individual e, a partir do que for observado, definir quais os exercícios mais indicados para estimular o movimento nas partes do corpo que não tem mobilidade.
===================================================================
O conteúdo foi elaborado pelas equipes médicas e multiprofissionais do HCor-Hospital do Coração.
Livreto distribuído gratuitamente e elaborado por: www.vivafelizbrasil.com.br e www.hcor.com.br
===================================================================
terça-feira, 21 de outubro de 2008
III Corrida Juventus - Viva a Mooca - 19/10/2008

Com o início do horário de verão e dormindo uma hora à menos, esse Domingo foi mais difícil chegar cedo no local da prova, mesmo sendo do lado da minha casa.
Em poucos minutos estávamos em frente ao Clube Juventus e percebi que não tinham muitos corredores como no ano passado.

E morrendo de sono...
Depois de pronto, fui dar uma volta dentro da área do clube que foi disponibilizado para as assessorias montarem suas tendas. Um lugar bem bonito, e alí dentro também estavam disponíveis para os corredores: sanitários, guarda volumes, etc...
Um pouco antes da largada, começou a chover; o que levou quase todos para baixo de uma marquise, onde se entregavam os chips e por lá fiquei nos arremates finais.
A largada atrasou um pouco e até aí a chuva já tinha cessado. Na hora de alinhar é que realmente ví que esse ano estava com bem menos participantes. Fui lá pro fundão (que é o meu lugar) e fiquei só aguardando, batendo papo com outros corredores que estranhavam a pouca galera presente.
Acho que o horário de verão fez alguns perderam a hora, e outros não foram por preguiça...rs.
Mas o fato é que tínhamos mais corridas acontecendo pela Cidade.
De repente, ouço a buzina lá do fundão...

Então, Vamô que Vamô !!!
Deixaria a tentativa do tão procurado sub-50, por uma corrida de prevenção, forçando quando estivesse bem e diminuindo quando fosse necessário.Como tinha passado mal de quinta para sexta e não estava 100 %, minha estratégia mudou completamente.
Essa corrida tem sua espinha dorsal na Avenida Paes de Barros.
Logo que saímos, nós contornamos o clube à direita e vamos por ruas estreitas por dentro do bairro da Mooca até enfim desembocar na Paes de Barros. Nesse começo estava muito bem, com pace de sub 5 min/km.
Quando ganhamos a Paes de Barros, depois de uns 150 metros de terreno plano, começa a subida.Continuava me sentindo bem. Venci essa primeira subida sem dificuldades. Depois a avenida volta a ficar plana para enfim; isso mesmo, começar a descer.
Nessa primeira perna da corrida, estava num ritmo bom e até animador. Forcei um pouco na descida e depois saímos da avenida entrando à esquerda, acessando um pequeno trecho da Rua da Mooca, para cruzar novamente as pequenas ruas do bairro, para enfim numa subida, começar o teste dos melhores preparados. Essa subida levaría-nos de volta a Paes de Barros, então o cara tem que dosar sua força, pois essa subida já é acentuada e encaixa-se com a outra da avenida, portanto é o trecho crítico da prova. E foi alí que não tão propositalmente "quebrei"...rs.
Como estava controlando a corrida para não me sentir mal, foi nessa parte que diminuí bem o ritmo e fui vencendo as subidas.
Fato curioso: Quando já estava terminando o desafio das subidas, eu vinha tão concentrado em terminá-las que quase atropelei um fotógrafo que estava postado no meio da rua, disparando suas fotos pra todo canto e acho inclusive que ele não me viu também...rs.
Faltando em torno de 02 quilômetros para o término, aí o percurso fica mais brando, com descidas e pequenas irregularidades que não comprometem tanto o desempenho.
Fui tocando e quando estava chegando, arrisquei um mini sprint e pronto ! Mais uma para a história.
Na chegada estava disponível para os corredores: Água sem gelo, Gatorade trincando de gelado (à vontade) e kit com maçã, barra de cereal e torrone; além é claro da medalha e camiseta que gostei e corri com a própria no evento.
Meu tempo oficial:
279 Mauricio Parpineli de Araujo 1057 00:54:05 00:53:15 Avulso
De novo não era o esperado, mas como disse várias vezes: O que eu curto é correr e ponto !
E que venham as próximas.
O Clube Juventus merece os Parabéns pela boa organização. Percebi que eles realmente quiseram acertar os pontos que por algum motivo não acertaram na edição anterior. Eu recomendo e convido os amigos no ano que vem.
O relato veio. Atrasado; mas veio.
quarta-feira, 15 de outubro de 2008
Atividades

terça-feira, 14 de outubro de 2008
Ô Locô Meu !

Relato em breve, aguardem !
segunda-feira, 13 de outubro de 2008
De volta ao batente
Atividades de 09/10/2008 - Musculação e trinta minutos de corrida na esteira.
Atividades de 10/10/2008 - Musculação.
Atividades de 11/10/2008 - Corrida na Rua / Cinquenta minutos / Trote moderado. Finalmente o Sol deu a cara aqui em São Paulo e fazia tempo que não corria num tempo quente como o desse Sábado.
quarta-feira, 8 de outubro de 2008
Cidade "MARAVILHOSA"

Promessa: Ano que vem, estou na meia maratona (ainda mais depois de conhecer o paraíso que é).

Funcionários atenciosos e o hotel fica a uma quadra da princesinha do mar. Nos arredores vários restaurantes, bares, mercados; enfim tudo que é necessário.

Esposa (equipe) curtindo o passeio
Primeira Parada: Cristo Redentor
Esse não tem muito o que falar. Passeio obrigatório. O tamanho do Cristo impressiona e a vista que temos lá de cima fica bem difícil de expressar em palavras.
Dá para se ver vários pontos turísticos lá do Cristo, inclusive o Maracanã.
Maracanã de cima
Depois fomos até ele.


Maracanã de baixo


É o Rio
Casa do samba e do amor
Do Redentor
Louvado seja o Rio,
Rio
Pra delírio dos mortais
Pedras monumentais
Combinaram aqui
Um encontro colossal
E contorno de beleza igual
Nunca vi
Com esse poder
Outra cidade não há
Não consigo pensar em duas
É muito fácil sentir
A mão de Deus em tudo
Em Copacabana
O Rio bate um bolão
Garotas que passam têm lugar na canção
Tudo está ali
Pra quem sabe o que é bom
Ninguém mais esquece o réveillon
Fevereiro e março
É tempo de carnaval
O Rio que traço
É o lugar natural
Pras coisas do amor
Do jeito que se quer
Tamanho o esplendor da mulher"
segunda-feira, 29 de setembro de 2008
Corrida Subprefeitura Etapa Mooca - 28/09/2008
O pessoal da organização solicitou que os corredores e caminhantes chegassem ao local da prova lá pelas 07:00 horas, com largada prevista para 08:00 horas.
O bairro da Mooca é bem perto da minha residência (uns 10 minutos de automóvel), e às 07:10 já estávamos dentro da subprefeitura da Mooca, local que foi disponibilizado para montagem da estrutura e largada.


olha só o tamanho da fila às 07:10 hs

aguardando pacientemente na fila
Consegui pegar meu número e camiseta eram 07:50 hs e desta vez tive todo o apoio da equipe(esposa) que como sempre trabalhou rápido e com competência.

equipe trabalhando duro
Fiz um rápido pit stop no banheiro, últimos acertos e. . . . . . estava pronto para mais um desafio.


Fiz um alongamento e fui para a largada.
A corrida foi de 05 km. Não conhecia o percurso, porém imaginava que seria tranquilo, como de fato foi; totalmente plano.
A certeza do atraso se confirmava, já tínhamos passado das 08:00 e ainda via alguns corredores na fila; e a galera totalmente impaciente.



O pangaré aqui já comendo poeira e sorrindo da situação !!!
Pois é meus amigos...rs.
É por isso que não largo a vida de corredor, o esporte nos permite várias situações agradáveis, de interação, de experiências e desafios, mesmo comendo poeira.
Cruzei a linha de chegada, travei o cronômetro e estendi a mão para o meu carrasco e disse: Valeu, Valeu; Parabéns !! Ele gargalhou e me cumprimentou.
Peguei 02 copos d'água, retirei minha medalha e fui ao encontro da equipe. Não esperamos pela premiação, queria ver a fórmula 1; deveria ter ficado na premiação.
Meu tempo. 23 minutos e 51 segundos. Gostei, porém dá para melhorar mais.


O pessoal que insisti em querer levar vantagem e furar a fila. Isso tem que mudar.
quarta-feira, 24 de setembro de 2008
Atividades de 23/09/2008
Para mim é muito prazeroso.
terça-feira, 23 de setembro de 2008
Atividades de 22/09/2008
Terminei muito bem e nenhuma dor até o momento.
Sábado e Domingo não fiz nada, devido à compromissos e a chuva que não queria parar de jeito nenhum.
segunda-feira, 22 de setembro de 2008
78ª Volta da Penha - 14/09/2008

quinta-feira, 18 de setembro de 2008
Abrem-se as cortinas
Como todo o começo necessita de uma apresentação, lá vai:
Meu nome é Mauricio, atualmente tenho 33 anos de idade e sou casado.
Como vocês podem perceber o nome que foi dado ao blog é um trocadilho com a minha profissão. Sou Corretor de Seguros e relativamente novo na profissão. Trabalho com assessoria empresarial desde 1995/1996 e em 2005 conclui o curso de corretor de seguros e encarei um novo desafio em minha carreira profissional. Mais informações aqui.
- 07 corridas Volta da Penha (10 km);
- 02 corridas dos Bombeiros - Corpore (07 e 10 km);
- 01 corrida Circuito Baixada Santista etapa Praia Grande (10 km);
- 01 corrida 450 anos de São Paulo - Corpore (06 km);
- 01 corrida 6 k Exército Brasileiro - Corpore (06 km);
- 01 corrida 10 km - Corpore (10 km);
- 04 corridas Abertura - Corpore (6,5 e 3 corridas de 12 km);
- 01 corrida da Mooca Clube Atlético Juventus (10 km);
- 01 corrida de São Silvestre (15 km);
- 01 corrida Parque Vila Prudente (6,5 km);
- 01 corrida Hebraica - Corpore (06 km);
- 01 corrida Super 9 km Interlagos (09 km);
- 01 corrida Sub Prefeitura Vila Prudente (05 km);
- 01 corrida Meia Maratona São Bernardo do Campo - Corpore (21,1 km);
- 01 corrida Centro Histórico Bovespa - Corpore (09 km).
Estatísticas/Ano:
2002 - 01 corrida;
2003 - 03 corridas;
2004 - 04 corridas;
2005 - 02 corridas;
2006 - 02 corridas;
2007 - 05 corridas;
2008 - 08 corridas até a presente data.
TOTALIZANDO 25 CORRIDAS.
Analisando friamente não são muitas corridas em 07 anos de atividades, porém cabe ressaltar que comecei a correr pela simples paixão de correr. Evidentemente que depois que comecei a ler mais sobre o assunto, navegando pela internet, acabei descobrindo informações sobre as corridas e fui participando gradativamente, sem stress, conforme o bolso suportava pagar. Aliás, esse assunto de valor de inscrição dá um livro se formos discutir. Minha opinião hoje é que as corridas de rua viraram um "ótimo" negócio para quem organiza; e não acho justo pagar R$ 50,00, às vezes até mais que isso para participar de uma corrida de 10 km, então simplesmente não vou, mas pretendo abordar isso num outro post, porque o assunto é controverso.
Outro ponto positivo de não participar todo final de semana de provas, é que nesses 07 anos de corrida jamais tive uma lesão sequer e isso eu digo com orgulho, pois não participo de tantas provas, pórem corro durante a semana e principalmente nos Sábados e Domingos. O meu "barato" é correr, simples assim.
Bom, acho que para começar a apresentação atingiu o objetivo.
PS.: Apesar do meu nome ser Mauricio, as postagens sempre serão assinadas como "Maurão" que é como os meus amigos e familiares me chamam.
Abraço.
Maurão.